sexta-feira, junho 01, 2007

Dia Mundial da Criança!


Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde as crianças ganham muitos presentes.
É um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos e discriminações (ser-se posto de lado por ser diferente).
Sabias que a Convenção dos Direitos da Criança se aplica a todas as pessoas com menos de 18 anos?
Este texto diz que nenhuma criança deve ser discriminada seja qual for a sua cor de pele, sexo, religião, língua, situação económica ou qualquer outra razão!

Diz também que os mais pequenos devem sentir-se amados e que não podem ser separados dos seus pais, a não ser que seja para os ajudar, além de que devem ser ouvidos. Principalmente quando há alguma decisão a tomar que lhes diga respeito.
Todas as crianças têm o direito de se reunir, fazer amigos, ter um grupo, brincar, descansar e ter tempos livres. E não se devem preocupar com abusos, violência e abandono - este é o papel dos seus pais e protectores!

Se por qualquer razão tiver dificuldades em ver, ouvir, falar, raciocinar ou andar, devem-lhe ser dados cuidados de educação especiais, de forma a que o seu crescimento se dê da melhor maneira.
Portanto, qualquer criança tem direito a uma boa qualidade de vida, a receber bons cuidados de saúde e a ser educado, de modo a que desenvolva a sua personalidade, talentos e capacidades e a que compreenda os direitos dos outros!

Outros direitos da criança têm a ver com a protecção que lhe deve ser dada em relação a uso de drogas, abusos sexuais, à sua venda ou rapto. Devendo também ser defendida no tempo de guerra, com cuidados especiais, e auxiliada caso seja acusada de ter cometido um crime.
Os mais jovens têm, assim, direitos que não devem ser violados por quem quer que seja!

Tudo isto para que no futuro possam viver em sociedade como bons adultos e contribuir para que outras crianças também vivam felizes!


(in clicar )

1 comentário:

A Princesa disse...

Se todos estes direitos fossem cumpridos, certamente teriamos um mundo muito melhor. Infelizmente a realidade é muito diferente!